segunda-feira, 9 de maio de 2011

Falta de Abrigos para os jovens infratores, faz com que eles voltem ao mundo do crime.

O número de adolescentes que cometem infrações por causa do uso e do tráfico de drogas cresceu 930% entre os anos de 2006 e 2009 , na Bahia. São casos em que os jovens precisam ser levados para abrigos ou passar por tratamento, o que não acontece na maioria das vezes.
Em Salvador a realidade é tão grave que levou os Promotores de Justiça a denunciar a situação. Um adolescente de 15 anos de idade está sendo ameaçado por traficantes. Ele convive com o mundo das drogas desde os 10 anos e precisa de tratamento e abrigo por causa das ameaças, mas não há para onde ir.
A promotora Ana Bernadete Andrade afirma: “Hoje, pela omissão do município em não ter um abrigo em Salvador que atenda ao público do sexo masculino de 15 a 17 anos, esse público fica em total situação de vulnerabilidade”.
A falta de abrigos e de um local para tratamento de dependência química leva a outro problema: o descumprimento da lei. Seja de medidas sócio-educativas ou de proteção e a consequência disso é o retorno do adolescente ao crime.
O juiz Nelson Amaral comenta a situação. “Nós temos hoje uma reincidência, um retorno de 63% desses adolescentes. E porque não estão cumprindo as medidas? Porque o município falha no seu processo educativo, na parte que lhe compete e os adolescentes estão voltando e cometem outro ato infracional e vira um ciclo vicioso”, afirma.
De acordo com esta promotora a situação em Salvador é crítica. “A conseqüência lamentável é que nós estamos identificando muitos desses adolescentes morrendo”, completa.
São internados os adolescentes que cometem os crimes mais graves, como homicídio, latrocínio ou assalto à mão armada. Nesses casos, de acordo com dados da subsecretaria, o tempo médio de internação de adolescentes infratores é de um ano e meio.

Referências:




Fagner Figueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário